sábado, 6 de março de 2010

Tratamento de Onicomicose através da Led/Laser Terapia

Introdução:
Os efeitos terapêuticos do Led/laser são inúmeros, devido à sua amplitude nas possibilidades de aplicações. O laser possui 3 características peculiares, ou seja, é uma luz: colimada (sempre com o mesmo diâmetro), coerente (com o mesmo comprimento de onda) e monocromática (só com uma cor) onde apenas a porção boa da luz é utilizada Embora emita radiação, é uma considerada energia pura, possui algumas contra-indicações, como por exemplo, a aplicação em: grávidas, portadores de marca-passo, glândulas hiperativas e manchas irregulares. Já o led não emite radiação e possui uma gama de cores que podem ser utilizadas em várias áreas de forma terapêutica. Tanto o led como o laser (vermelho e o infra) tem a mesma função e promovem os mesmos benefícios como podemos ver em várias dissertações de mestrado encontradas na internet. Vale à pena pesquisar!
Sua ação regeneradora, antiinflamatória, analgésica, fungicida e cicatrizante é notada em curto prazo e o mais importante: o efeito é contínuo após uma única aplicação, ou seja, a condição de melhora é visível e se mantém por muito tempo. O tempo da continuidade desse efeito pode ser notado por até 45 dias após a aplicação, mas devemos considerar que cada organismo tem uma maneira de reagir aos diversos tipos de tratamentos, considerando suas condições naturais e sistema imunológico.
Sua aplicação é pontual e trabalha cada cm² da área a ser tratada. Por ser energia pura e de alta intensidade, toda energia direcionada é absorvida pelas células, essa por sua vez reage no tecido quimicamente, por esse motivo falamos que o Led e o laser é um biomodulador tecidual. A principal diferença da ação do Led/laser das outras técnicas utilizadas na Podologia é que o benefício celular é produzido de dentro para fora, ou seja, a célula absorve os efeitos do laser através da sua ação nas mitocôndrias, promovendo sua rápida recuperação e cura.
No tratamento da onicomicose a fonte óptica mais adequada é a vermelha (Red Photo Therapy), pois, possui melhor absorção na superfície da pele ou lâmina ungueal (unha). No caso da onicomicose, que é a infestação da lâmina ungueal por fungos e/ou cândidas, devido ao ambiente propício para se instalarem: quente, úmido e escuro, o laser atua como acelerador no crescimento da lâmina saudável e destrói os fungos através da terapia fotodinâmica. Com o crescimento rápido da lâmina, a região infestada é rapidamente eliminada. No tratamento das onicomicoses, utilizamos o azuleno, o azul de metileno, a 0,01% sem álcool ou a ortotoluidina, o local capta a irradiação da luz e destrói o microrganismo.

10 comentários:

  1. Boa tarde,
    Preciso realizar esse tratamento para onicomise a laser. Gostaría de saber onde posso fazer ( endereço e telefone)
    Grata
    marciasilmail@gmail.com
    Márcia Silva

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde

    Sou podologista em Portugal e gostaria de saber como e onde posso arranjar esse aparelho. Estou muito interessado mesmo.

    Envie para o meu e-mail: saudedope@gmail.com

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tenho a solução para o que procura se ainda estiver interessado.
      Pode contactar-me para paulo.silva1468@gmail.com

      Excluir
    2. olá,Eu sou Podologa e faço tratamento de laserterapia em meu consultório, caso ainda tenha interesse me localizo em São Paulo e em Diadema 11982675549

      Excluir
  3. boa noite,
    estou interessado no tratamento com laser para onicomicose.
    onde moro, brasília, está difícil encontrar profissionais que utilizem essa tecnica, teria algum para me indicar !?!
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Responde, pô! O que adianta a informação se não tem quem faça o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!Sou Podologa e faço o tratamento de laserterapia para micose eem meu consultório, faço atendimento em São Paulo e Diadema, se ainda tiver interessado favor me contatar 11982675549

      Excluir
    2. Boa noite!Sou Podologa e faço o tratamento de laserterapia para micose eem meu consultório, faço atendimento em São Paulo e Diadema, se ainda tiver interessado favor me contatar 11982675549

      Excluir
  5. Oi Márcia sempre compro o azul de mitileno do mesmo fornecedor do laser. Gostaria de mandar fazer em manipulação, ai houve a dúvida em solução aquosa ou álcool?

    ResponderExcluir